Criação: Keila Cassiana Furtado

Imagem retirada de Facebook – página João e o pé de feijão

 

Celebrações no ritmo anual

Muito atenta à integralidade das relações existentes entre os seres humanos, a natureza e a espiritualidade, a pedagogia Waldorf faz uso constante de elementos que favoreçam e enriqueçam as reflexões sobre o assunto.

A ideia central é de que a criança desenvolva laços existenciais com estes elementos, de forma a que o meio ambiente, a espiritualidade e os seres humanos sejam compreendidos como centrais na sua formação.

Uma das ferramentas utilizadas com este objetivo são as mesas de época.

O QUE É MESA DE ÉPOCA?

Foto retirada do site Jardim Waldorf Flauta mágica

Também conhecidas por “cantinho de época”, as mesas de época são uma representação do macrocosmo, entregues às crianças no ambiente escolar ou em suas casas, onde possam se reconhecer e se posicionar de forma concreta diante dos acontecimentos da natureza, da vida humana ou mesmo espiritual.

Elas são desmembradas em quatro partes sob o ponto de vista temporal, e em três partes sob a visão espacial. Ou seja, temporalmente divididas nas quatro estações do ano e espacialmente divididas em céu, terra e homem.

As representações das celebrações apresentadas devem sempre contar com a presença humana, interagindo com os elementos naturais e espirituais, dando notícia da importância da relação íntima e respeitosa que deve haver entre os seres, o meio ambiente e a espiritualidade.

Não se trata de um brinquedo. Elas trazem conceitos mais profundos a serem observados pelas crianças como: o céu, as estrelas e suas grandezas, o planeta terra com seus ciclos temporais, os rios e cachoeiras, mares, até a grandiosidade de suas pequenezas: as folhas secas, as pequenas plantas, os insetos, os micro-organismos.

FESTIVIDADES DE OUTONO

Nesta época do ano, em que a natureza se prepara para o inverno, a colheita das frutas, o cair das folhas, o movimento dos seres em iniciar o armazenamento de seus alimentos em suas tocas, os dias começam a ser mais curtos e as noites mais longas. Tempo de preparação.

Gradativamente a troca das cores mais vibrantes das flores vai dando lugar àquelas mais suaves.  

FESTIVIDADES DE INVERNO

Neste período em que o planeta terra está em sua posição mais distante do sol, que é o fornecedor de calor essencial à vida. As inspirações também incluem as festas de São João, as fogueiras e contato com o céu noturno e as estrelas mais vívidas.

FESTIVIDADES DA PRIMAVERA

Imagem – site Um encantado jardim

A primavera é o período dos mais belos. O ressurgimento das flores e as temperaturas mais amenas. Os dias gradativamente vão sendo mais longos e as observações sobre o renascer ficam mais evidentes. Os encontros com as famílias e as vivências ao ar livre, como piqueniques também são incorporados.

FESTIVIDADES DE VERÃO

O calor vibrante do sol presente nos dias mais longos, em geral coincidindo com os períodos de férias e o convívio familiar mais intenso. A presença e a incidência de mais luz sobre as cores da natureza e o momento de estar ao ar livre, aproveitando maior contato com os elementos naturais.

As mesas de época são muito mais do que uma mera ilustração. Elas são uma possibilidade de reflexão e vivência das experiências ofertadas em cada época, destacando suas características principais e sempre trazendo a participação humana nos momentos e eventos representados.

Desta forma, as crianças se sentem parte do todo e estabelecem sua própria importância no processo de formação e transformação do universo. Não bastasse, sua construção possibilita a desejável interação familiar e escolar.

Uma rica experiência de vivência humana, formação de vínculos afetivos interpessoais e com a natureza, aspectos tão importantes na pedagogia Waldorf

Você tem alguma história para nos contar sobre as mesas de época? Compartilhe conosco.