Ações de Formação

Educação continuada
para quem acredita
na aprendizagem ao longo da vida

Inspiramos professores e gestores com formações personalizadas que conectam teoria e prática. Seja em redes públicas ou privadas, criamos soluções transformadoras para fortalecer a educação e ampliar horizontes.

Formação Continuada

Propostas que conectam teoria e prática

Reconhecemos a importância de apoiar professores e gestores em suas jornadas pedagógicas. Desenvolvemos ações formativas sob medida, projetadas para atender às necessidades específicas de redes públicas e privadas.

Nos últimos anos, impactamos positivamente escolas e redes de ensino em cidades como Atibaia, Jundiaí, Taboão da Serra, Osasco e Campo Limpo Paulista. Cada formação é cuidadosamente planejada para:

  • Atender demandas individuais e coletivas.
  • Oferecer soluções educativas personalizadas.
  • Promover práticas pedagógicas transformadoras.

Nossas formações têm como base documentos orientadores e publicações que inspiram novas abordagens educacionais para o cotidiano da escola.

Próximos Cursos

Programação de Formações 2025

Diálogos Embalados
26 de junho | ONLINE

Educar na natureza: corpo, tempo e escuta como práticas das Infâncias com Ana Carol Thomé

No mês de junho, o Clube de Livros Diálogos Embalados promove um encontro formativo especial com Ana Carol Thomé, uma das maiores referências em Educação e Natureza no Brasil. Pedagoga e idealizadora do programa Ser Criança é Natural, Ana Carol é coautora do livro Arte e Natureza e foi reconhecida como Inspiring Leader in the Children and Nature Movement pela Children and Nature Network. Atuou em Escolas da Floresta no Reino Unido, participou do documentário O começo da vida 2: Lá fora e segue inspirando educadores em todo o país. Para assinantes do Clube, o encontro já faz parte do kit do mês — portanto, não há custo extra. Para quem ainda não é assinante: Valor para participar do encontro: R$ 80,00 Clique aqui para se inscrever (link Sympla)
Diálogos Embalados
21 de agosto | ONLINE

Abordagens participativas e a escola tradicional - o que muda no cotidiano das crianças?

Abordagens Participativas

  • O que são abordagens participativas
  • Diferenças entre abordagens participativas e a escola tradicional
  • A participação como valor
  • Imagem de criança
  • Direitos das crianças - perspectiva histórica
  • Deslocamento do papel do professor
Diálogos Embalados
28 de agosto | ONLINE

Da curiosidade à investigação - o encontro entre as intenções das crianças e dos professores

Abordagens Participativas

  • Relação entre curiosidade e investigação
  • Investigação como política cognitiva
  • Intencionalidade e objetivos
  • O encontro do projeto de adultos e crianças
  • O que diz a BNCC?
Diálogos Embalados
11 de setembro | ONLINE

Atividades livres e dirigidas ou contextos investigativos- o que muda? Por onde começar?

Abordagens Participativas

  • O que é contexto
  • Aprendizagem inventiva- processos singulares dentro de um comum
  • Atividade, contexto e cotidiano
  • Autonomia dos bebês e crianças
  • Escuta e a continuidade dos processos de aprendizagem
Diálogos Embalados
18 de setembro | ONLINE

O cotidiano como fio condutor - por uma experiência significativa para bebês e crianças.

Abordagens Participativas

  • Cotidiano e rotina
  • O direito à continuidade
  • A força dos momentos cotidianos para aprendizagem
  • A pesquisa no corpo das crianças
Diálogos Embalados
25 de setembro |

A ideia de ateliê e as linguagens na construção do conhecimento - um olhar pedagógico

  • o ateliê como metáfora para uma prática pedagógica baseada na escuta, na experimentação e na valorização das múltiplas linguagens.
  • a compreensão sobre o conceito de linguagem
  • como as crianças constroem conhecimento por meio de diferentes linguagens, em contextos coletivos e investigativos.
  • a noção de aprendizagem inventiva e suas implicações para a prática docente.
Diálogos Embalados
02 de outubro |

O papel do coordenador pedagógico na perspectiva das abordagens participativas

  • O sentido de coordenar na perspectiva das abordagens participativas.
  • Gestão participativa e a escuta como princípio formativo
  • O conhecimento pedagógico: o que é e como se constrói no cotidiano escolar
  • O valor do aprender em companhia e a formação como prática compartilhada
  • Instrumentos de trabalho que sustentam o papel do coordenador e do professor: projetação e documentação

Formações que atendem às suas necessidades

Cada escola, rede de ensino ou grupo de educadores carrega demandas e contextos únicos. Pensando nisso, desenvolvemos soluções formativas personalizadas para apoiar professores e gestores na construção de práticas pedagógicas significativas.

Com ampla experiência em paradas pedagógicas, ações formativas conduzidas por especialistas e planos sob medida, oferecemos caminhos que respondem às necessidades de cada realidade. Nosso espaço físico, a Casa Diálogos, também está aberto para encontros presenciais que fortalecem o aprendizado e ampliam conexões.

Como podemos ajudar?

  • Paradas Pedagógicas: espaços de troca e reflexão para renovar práticas.
  • Formações conduzidas por especialistas: encontros baseados em experiência prática e teorias atuais.
  • Planos sob medida: propostas criadas para atender às demandas específicas da sua escola ou rede.
  • Atendimentos na Casa Diálogos: formações presenciais em um espaço dedicado ao aprendizado.
Diálogos Embalados

Agende uma formação exclusiva.

Estamos prontos para entender suas necessidades e desenvolver uma proposta alinhada aos seus objetivos. Vamos construir juntos um plano que transforma práticas e inspira educadores.

Diálogos Embalados
Clube de Livros Diálogos Embalados

Um clube que conecta educadores por meio de leitura, formação e troca de experiências.

Assinantes recebem mensalmente materiais como livros e revistas científicas, além de ações online formativas com certificação, promovendo trocas de experiências e enriquecendo o currículo.