Enfim, as férias!
Por mais que estejamos certos de toda a dedicação e da realização profissional que permeia as ações dos educadores, é certo também que as merecidas férias são, além de um período de merecido e necessário descanso, também acaba se tornando um período de oportunidades de novas reflexões e enriquecedores questionamentos.
Inicialmente, queremos trazer a vocês uma pitada de curiosidades sobre a etimologia da palavra “férias”. Em nossa língua Portuguesa, a palavra que dá origem ao vocábulo “férias” vem do latim: “feriae” e tem seu significado ligado ao dia em que os Romanos não trabalhavam por razões religiosas.
Para a língua Espanhola, uma outra palavra do latim acabou sendo utilizada: “vacationem” que originou o vocábulo “vacaciones”, bem como o inglês “vacation”. Esta mais diretamente ligada ao período de lazer ou folga no trabalho, de acordo com o Dicionário Etimológico.
As férias também são, sob o ponto de vista jurídico, um direito constitucional conferido aos trabalhadores brasileiros, inclusive com remuneração aumentada em 1/3, concedidas a cada 12 meses de trabalho.
O que realmente importa é que este período seja desfrutado de forma a nos proporcionar descanso, prazer, realinhamento de posturas, que nos conduzam ao aprofundamento de nossas relações interpessoais e que nos aproxime de nossa condição humana.
A relação entre as férias e a satisfação pessoal
Ainda que as férias sejam um direito de todos, seus efeitos são absolutamente pessoais na medida em que cada pessoa desfruta de suas férias a partir de seus anseios pessoais. Aos amantes de viagens, de leitura, de descanso, de diversão ou do simples “não fazer nada”, as férias são uma oportunidade de realizações íntimas.
Seja qual for a sua escolha, vamos apresentar algumas sugestões que podem colaborar com o melhor aproveitamento das merecidas férias que se avizinham, com a única intenção de que você se sinta bem, a partir de sua escolha.– VIAJAR! Viajar, em geral, é uma das possibilidades mais escolhidas entre aqueles que desejam aproveitar suas férias. Disponíveis para todos os bolsos e todos os gostos, as viagens são sempre uma boa escolha. Seja para a praia, para o campo, para outras cidades ou países, viajar pode agregar muita qualidade. Conhecer novas culturas, interagir com outros costumes e eventualmente outras línguas. Atualmente uma infinidade de empresas disponibilizam pacotes dos mais variados destinos e podem ser uma excelente escolha.
– Ler um (ou mais) livros! Para quem prefere momentos de tranquilidade associados ao prazer de uma boa leitura, as férias podem ser o melhor momento para degustar aquele livro sobre o tema de seu interesse, e que não precisa ser necessariamente técnico ou ligado de alguma forma à sua área de atuação profissional. É a vez de um bom romance, uma aventura ou ficção. Vale lembrar que o hábito da leitura, além de agradável, é recomendável em qualquer época. – Formação profissional! Especialmente para nós, educadores, que na imensa maioria encontra muito prazer em nossas atividades profissionais, participar de cursos de formação e atualização pode ser muito proveitoso tanto sob o ponto de vista pessoal, quanto sobre o profissional. Nunca é demais lembrar que as melhores colocações profissionais passam necessariamente por um currículo mais robusto.
– Passeios culturais! Mesmo não sendo exclusividade dos períodos de férias, assim como a leitura, sabemos que pouco ou quase nenhum tempo dos nossos cotidianos escolares é suficiente para fazer esses passeios. Visitar museus, assistir a uma peça de teatro ou cinema, visitar mostras ou aquele show tão desejado requer uma entrega de tempo que somente as férias são capazes de oferecer.
– Encontrar-se com pessoas queridas! Esta atividade está muito ligada a um sentimento muito brasileiro, a saudade. Passamos boa parte de nosso ano carregando conosco esse desejo de estar perto daquelas pessoas que amamos. As férias são uma excelente oportunidade de reencontrar estas pessoas, de nutrir nossos bons sentimentos, de fortalecer nossos laços de afeto, de promover as melhores sensações que um longo abraço e a presença física (da qual estamos todos tão carentes) podem nos remeter.
– Dormir! Por mais estranha que essa dica possa parecer, saiba que uma boa qualidade de vida está ligada diretamente à nossa capacidade de dormir bem. Muitas são as enfermidades que podem nos acometer quando nosso sono não é suficiente ou adequado. Se você tem a percepção de que precisa, durma. Durante o sono somos capazes de sonhar, e os sonhos também são parte da construção de uma vida saudável.
– Despertar! Seja para os que viajam, para os que leem, para os que estudam, os que passeiam, os que se encontram e os que dormem, desejamos que vocês também despertem. Que seja o despertar de novas possibilidades e oportunidades. Que o momento das férias sirva para que os questionamentos sejam aprofundados e que novas ideias habitem seus pensamentos. Despertar para novos projetos, para o amor, para aquilo que nos entregue à vida, sentido. Desperte para a felicidade.
Que suas férias seja um tempo de conhecer e reconhecer a si mesmo e, se for o caso, reafirmar ou realinhar seus caminhos. Qualquer que seja sua escolha, que ela esteja alinhada com seus desejos e seja condutora de suas realizações.
Já escolheu seu roteiro?