Retrospectiva 2021: obras que marcaram o clube de assinatura Diálogos Embalados
O clube de livros para professores “Diálogos Embalados” trouxe no ano de 2021 obras absolutamente relevantes para a formação e atualização de professores. O kit mensal é composto, além do livro, de uma prática cotidiana inédita e inovadora de uma das escolas parceiras, uma formação “online”, e especialmente neste ano, um caderno exclusivo com ilustração de um artista convidado.
Para vocês assinantes, relembrem aqui os kits enviados, e para você que ainda não é associado, veja e conheça o material disponibilizado, e venha fazer parte do maior clube de assinatura para professores.
JANEIRO DE 2021
Pedagogia do Caracol de Gianfranco Zavalloni: Livro que trata de um novo itinerário na educação, buscando e apresentando uma reflexão sobre o sentido do tempo educativo e a necessidade de adoção de estratégias didáticas de desaceleração para uma escola lenta, e não violenta.
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FEVEREIRO DE 2021
Educar os três primeiros anos: de Judit Falk: A experiência da abordagem Pikler, abordando a força do olhar, da palavra, do gesto, do humanizado, na condução respeitosa da relação entre adulto e a infância.
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MARÇO DE 2021
Entre sabores e saberes – de Ana Lucia Borges e Cristiano Alcântara: Tem como ponto de partida uma série de encontros entre professores e pesquisadores recebidos à mesa (entre sabores) para uma enriquecedora troca de conhecimentos (entre saberes) na formação docente. Discussões relevantes sobre o papel do mediador da coordenação pedagógica na formação continuada de professores, fazendo da escola o melhor lugar do mundo para as crianças.
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ABRIL DE 2021
Paulo Freire e a educação das crianças – O patrono da educação brasileira, autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, sob o olhar de diversos pesquisadores brasileiros.
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MAIO DE 2021
A incrível aventura dos primeiros dois anos de vida, de Elvira Souza Lima: Um estudo sobre os aspectos relevantes da vida humana no primeiro período da infância, considerando a integração da dimensão cultural no desenvolvimento humano. Traz uma narrativa e uma reflexão sobre o cérebro do bebê, sua constituição como ser de cultura, que aprende a ler desde a vida intrauterina. Propõe uma visão integrada das pesquisas do cérebro e da mente, da neurobiologia da criança, da antropologia da infância, da linguística e das artes.
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JUNHO DE 2021
Aninhar, um olhar para as crianças e seu brincar com pedras, de Sandra Eckschmidt, Lia Mattos, Liandra Ribeiro e Nina Balconi apresenta o estudo sobre “Crianças e Pedras” desenvolvido pela Escola Casa Amarela, uma escola de educação infantil fundamentada na Pedagogia Waldorf, localizada em Santa Catarina. Um livro que contempla relatos de professores, a prática de pesquisa da escola e a participação especial de Lydia Hortélio, Luiza Lameirão e Renata Meirelles nos múltiplos momentos de estudo.
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JULHO DE 2021
Espaços afetivos, de Rayssa Oliveira: Um livro que nos convida a um mergulho profundo sobre o tema. Através de perguntas, imagens, teoria, prática e pesquisa. A autora, com seu ateliê itinerante, ancora o seu olhar e seus próprios questionamentos no cotidiano das escolas visitadas e no que seus olhos
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AGOSTO DE 2021
Documentar: um novo olhar, da Rede Territorial de Educaçãio infantil da Catalunha, com tradução de Sonia Larrubia Valverde e Suely Mello: Este livro é um guia, sem receituário, de como documentar lançando mão de fotos e refletindo sobre elas para produzir uma narrativa sobre a vida das crianças na escola. Ensina a observar e a interpretar como ações das crianças a partir de então, fotografar, selecionar e organizar as fotos na busca de um novo olhar para o aprendizado.
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SETEMBRO DE 2021
Territórios da Invenção, ateliê em movimento – de Stela Barbieri: Este livro traz rastros de experiências e aprendizados construídos com equipes de escolas em que Stela Barbieri trabalhou, partilhas de estudos sobre: experiência estética, espaço, ateliê em movimento, materialidade e tempo e também, nos convida a saber mais sobre os Territórios do desenho e da narrativa.
Além disso, como diz Paulo Fochi que assina o prefácio. “Encontramos no livro o “Ateliê” como espaço de criação e experimentação.”
O livro é um grande convite à formação, à busca de novos Territórios para invenção e reinvenção de nossas práticas.
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OUTUBRO DE 2021
Um lugar chamado Reggio Emilia, de Joe Garcia Narra uma viagem e nos convida a saber mais sobre Reggio Children. Neste livro, junto ao convite do autor, percorremos Reggio Emilia e analisamos alguns fatos e personagens que nos mostram como algumas decisões podem inspirar mudanças no mundo da primeira infância, especialmente no campo da Educação Infantil.
Clique aqui para ouvir o episódio do Podcast com Joe Garcia.
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NOVEMBRO DE 2021
Mosaico, traços, palavras e matéria – de Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia: Um livro que nos apresenta a importância do desenho, da representação gráfica, narrativas das produções infantis. Carrega a possibilidade de aprendizagens evidenciando o papel do adulto em relação ao ambiente contexto e com as crianças, apresenta propostas de instrumentos gráficos e suportes matéricos, explorações, investigação, relançamentos e ateliê. Nos convoca a ressignificar o olhar e nos oferece uma obra de formação para a nossa experiência
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DEZEMBRO DE 2021
O Registro e a Documentação Pedagógica. Entre o real e o ideal… O Possível – de Maria Alice Proença: Nesta obra, a autora discute sobre a construção do conceito de registro, sua tipologia e características, ilustrando com diários e cadernos de professores a importância da cultura de registrar o cotidiano na escola.Aborda também a documentação pedagógica, tanto na definição quanto nas suas funções.
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Fica aqui nosso convite para que em 2022 você faça parte de nosso clube de assinatura para professores e aproveite todas as vantagens de ser um associado!