Uma excelente estratégia e conhecidamente eficaz, os jogos fazem parte do cotidiano de muitas escolas como ferramenta de aprendizagem.
Desde aquelas de caráter mais cognitivo, estimulando o pensamento crítico e a solução de problemas, até aquelas mais próximas do ambiente e das relações entre estudantes. Quando pensamos num ambiente alfabetizador, certamente podemos incluir esta ferramenta.
E uma das ramificações em que se podem utilizar todas as vantagens dos jogos é o ensino da MATEMÁTICA agregando-lhe valores como: dinamismo, interação, estratégias e uma boa dose de prazer que tanto atrai crianças e jovens.
Mas é muito importante destacar que não se trata de simplesmente adotar os jogos sem identificar e fazer uma conexão direta com os conteúdos que se desejam trabalhar, norteando as habilidades e competências.
Para alcançar este objetivo, o educador tem à sua disposição alguns jogos já amplamente conhecidos e com base neles, criar alternativas que possam aproximá-los de suas estratégias. Vamos pensar em algumas dicas?
Dominó
O dominó é um dos mais antigos e conhecidos jogos de mesa e um bom exemplo de adaptações possíveis. Utilizando-se das peças convencionais e a representação numérica já presente, é possível criar algumas regras de utilização das operações básicas para incentivas o pensamento lógico, a rapidez de raciocínio e a lógica.
Jogo da memória
Também muito tradicional, o jogo da memória pode ter adaptações em suas cartas para possibilitar a construção das respostas em formatos diferentes, como por exemplo: substituir o número por uma operação matemática equivalente. Desta forma, a criança além de desenvolver sua memória, pode se aproximar dos resultados construindo raciocínios lógicos.
Boliche
Garrafas numeradas e uma bola podem garantir muita diversão. Cada criança promove dois ou três arremessos e precisa contabilizar seus pontos. Uma boa dica adicional e construí-lo a partir de materiais recicláveis, como garrafas “pet”, por exemplo.
Pega Varetas
Um clássico dos jogos, o pega varetas também pode ser utilizado. A variação de cores pode ganhar números positivos e negativos e o educador pode agregar as outras operações como divisão e multiplicação, dando mais complexidade ao jogo.
Jogos de tabuleiro
Esta modalidade permite uma combinação muito rica entre os já existentes, como xadrez, damas, gamão e etc. e as personalizações que os professores podem fazer. Alguns como “banco imobiliário”, por exemplo, já apresentam o dinheiro como facilitador do ensino financeiro.
Jogo de dados
Presentes como coadjuvantes em diversos outros jogos, podem ser utilizados individualmente em brincadeiras. Construir dados com os sinais das operações podem trazer mais complexidade às brincadeiras.
O auxílio da tecnologia
E na era digital em que vivemos isso pode ser ampliado ainda mais com a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos aparelhos que já habitam as mãos e os bolsos de nossos estudantes.
Existe uma variedade muito grande de jogos para celulares e “tablets” que podem colaborar neste ambiente matemático que se deseja construir, como: “Sudoku”, “Rei da Matemática”, “Photomath”, e muitos outros que podem ser encontrados nas lojas de aplicativos.
Conforme nos ensina a pesquisadora argentina “Patricia Sadovsky”, doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Buenos Aires, “é preciso dar voz ao aluno para que defenda suas ideias”.
Seja qual for a estratégia escolhida pelo educador para o ensino da matemática, é importante dar voz à criança para que ela não apenas resolva os problemas, mas para que suas estratégias de pensamento sejam conhecidas e validadas.
O mais importante é criar um ambiente que favoreça o aprendizado de forma mais agradável e democrática, criando uma relação de prazer e intimidade entre as crianças e a matemática. Os jogos podem contribuir na apresentação destes conceitos de forma mais leve e natural.
E você, já usou desta ferramenta? Compartilhe conosco nos comentários as suas impressões e quais os jogos utilizou. Assim poderemos aprofundar e compartilhar conhecimentos e experiências.