Entenda definitivamente do que se trata.
Este artigo tem o desejo de jogar um facho de luz sobre este tema, não para esgotá-lo, mas para possibilitar uma compreensão inicial sobre seu conceito e sua utilização, desmistificando sua aplicação e sua força.
Qual o significado de “portfólio”?
Qualquer busca rápida sobre o significado da palavra nos conduzirá ao conceito simplificado de que se trata de uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, em no caso de ambientes educacionais. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Ainda que seja uma definição rasa, é possível verificar que estamos a falar de uma coletânea de materiais produzidos por pessoas, físicas ou jurídicas, com a finalidade de demonstrar suas aptidões, suas capacidades e suas qualidades, visando seu reconhecimento e fomento de seus negócios.
De certa forma, ele se assemelha aos nossos “diários”, onde costumamos contar a história de nossas vidas, onde colamos os ingressos dos “shows” mais incríveis que pudemos assistir, onde inserimos guardanapos de papel dos nossos primeiros encontros amorosos, a pulseira de hospital adquirida no dia do nascimento de nossos filhos, entre tantas outras.
Esta semelhança reside no fato de que o que desejamos com a construção desta espécie de “portfólio” é deixar um rastro da história por nós vivida, para experimentarmos novamente as sensações impressas. Observar o que fomos para construirmos uma melhor observação do que somos. Conhecimento.
A partir desta visão, ainda que um tanto emocional, do conceito de portfólio, é possível expandir a sua definição para o complexo e fascinante ambiente da educação infantil.
Portfólio e infância
Aqui está um feliz encontro. Quando nos vemos capazes de entender a importância dos registros das vivências de nossas crianças, e da infinidade de informações que estes registros são aptos a nos oferecer, então imediatamente concluímos que os portfólios são ferramentas fundamentais.
Quanto mais completo em diversidade de modalidades de registros, maiores nossas possibilidades de observação da evolução da criança, infinitas possibilidades de compreensão acerca dos processos utilizados e sua eficiência na intencionalidade, além de nos propiciar uma rara oportunidade de autoconhecimento como educador.
O livro “PORTFÓLIO: PRA QUE TE QUERO”, que acompanha o kit de livros para professores “Diálogos Embalados” do mês de fevereiro de 2022, é destas obras que elucidam com muita propriedade as possibilidades ofertadas por esta ferramenta.
Escrito por Denise Tonello, psicopedagoga e mestre em Educação – Formação de formadores, o livro apresenta um aprofundamento no tema com uma leitura agradável e muito afetiva, especialmente no que diz respeito à utilização do portfólio como instrumento de avaliação.
“…Refletir sobre o que avaliar demanda conhecimento e domínio acerca das fases do desenvolvimento das crianças e jovens e dos objetivos de aprendizagem para a faixa etária. É imprescindível compreender e incorporar a avaliação como um processo que abarca momentos de diferentes intencionalidades (diagnóstica, formativa e somativa), mas que, ao invés de apenas medir e julgar, preocupa-se em desenvolver ações concretas que auxiliem no aprender, no fazer e no formar melhor.”