Um dos aspectos mais interessantes para se desenvolver o olhar atento é o exercício da descrição. Na escola, trazer a descrição da paisagem, das pequenas coisas, do quintal, da natureza de um parque durante uma caminhada, revela não apenas a capacidade de observar e relatar ao outro, mas também promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicativas. O ato de descrever algo de forma atenta está ligado à gestão do próprio tempo. A pesquisadora sênior e investigadora da Harvard Graduate School, Shari Tishman, em seu livro “Olhar atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação”, nos mostra que, quando se trata de um olhar atento, o ato de descrever não é superficial. É uma forma de ajudar o outro a imaginar o que você vê e sente. A descrição pelo olhar atento traz elementos sensoriais, é diferente de uma narração, por exemplo, que muitas vezes está presa a um certo tempo e espaço.
Em um contexto educacional, a descrição atenta serve como um meio para aprimorar a observação consciente. Ao se engajarem na tarefa de descrever, as crianças são incentivadas a examinar cuidadosamente os detalhes e características de um objeto ou evento. Esse processo de observação intensiva fortalece suas habilidades de percepção e as capacita a extrair significados mais profundos de suas experiências.
Além disso, a prática da descrição estimula o desenvolvimento da linguagem e da expressão verbal. Ao tentarem articular suas observações e impressões em palavras, as crianças são desafiadas a expandir seu vocabulário e aprimorar sua capacidade de comunicação. Isso pode ajudar na transmissão de informações de forma clara e concisa e prepara para enfrentar desafios comunicativos mais complexos no futuro. Descrever o que se vê ou o que se sente faz com que também se aprimore a forma de expressar os sentimentos, seja alegrias ou tristezas (que irão nos acompanhar por toda a vida).
A integração da descrição na prática educativa também tem implicações significativas no domínio das habilidades de escrita. Ao se envolverem em exercícios descritivos, nossos pequenos têm a oportunidade de desenvolver sua capacidade de construir narrativas coerentes e cativantes. A prática constante de descrever eventos, paisagens ou objetos permite que eles refinem suas técnicas de organização textual e desenvolvam um estilo de escrita mais refinado e expressivo.
Além disso, a habilidade de descrever fenômenos naturais e objetos complexos facilita a compreensão conceitual em disciplinas científicas. Mesmo sem o conhecimento científico apropriado, através da descrição detalhada, podemos ser capazes de descrever com precisão processos físicos, estruturas biológicas e fenômenos naturais, o que contribui para uma compreensão mais profunda da forma que percebemos a natureza.
O livro “Olhar Atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação”, escrito por Shari Tishman, traz elementos práticos e muitos exemplos para desenvolver o nosso olhar. A obra convida os leitores a desenvolver essa capacidade crítica e criativa sobre o mundo, incentivando a aprendizagem significativa. Participe do nosso clube de leituras. O Kit Diálogos Embalados do mês de maio está imperdível.
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