De professor para professor

A Mostra como Dispositivo Formativo: Olhar, Explorar, Investigar

Telma Holanda

17 set 2025

6 min de leitura

Proponho refletir sobre a experiência da Mostra como dispositivo formativo, que permite observar, analisar e interpretar os processos de aprendizagem vivenciados por professores, crianças e comunidade educativa. Diferente de uma simples exposição de atividades, a Mostra dá visibilidade aos processos que ocorreram entre o tempo de estudo, pesquisa, produção e organização de uma instituição.

Nos espaços configurados para a Mostra, o que se deseja mostrar é justamente o percurso de investigação: os caminhos percorridos, os desafios enfrentados e as descobertas realizadas. É uma oportunidade de tornar visíveis os saberes produzidos pela comunidade escolar, promovendo reflexão e compartilhamento entre educadores, crianças e demais participantes.

Dessa forma, a Mostra se apresenta como um lugar de pesquisa e formação contínua, em que professores podem se reconhecer como pesquisadores, adentrar a experiência, confrontar ideias, levantar hipóteses e dialogar com diferentes contextos. Nos espaços institucionais, ela carrega o sentido de exposição do conhecimento, da investigação e da prática educativa, transformando o cotidiano escolar em campo de reflexão, aprendizagem e produção coletiva.

A Mostra como Contexto de Pesquisa

A Mostra, nesse sentido, apresenta-se como um conjunto de variáveis, ideias, culturas, contextos, disposição do espaço, território e experiências de cada participante  que permitem que acontecimentos externos atuem sobre acontecimentos internos. Essa relação pode gerar mobilizações investigativas a partir do contexto de cada educador, grupo ou segmento.

Ela se torna, portanto, o lugar de confrontar o professor com o seu contexto, promovendo um diálogo entre o que ele já conhece e aquilo que ainda pode descobrir, aprender e pesquisar.

Algumas perguntas provocativas ajudam a refletir sobre o processo de documentação e apresentação da Mostra:

  • Quais instrumentos para registros escritos utilizo e que podem despertar interesse posteriormente como leitura durante a Mostra?
  • Como os textos apresentados mobilizam o outro a ver, explorar e refletir? Que panoramas apresentam?
  • Os painéis e cadernos documentais narram apenas atividades ou também os processos de aprendizagem de crianças e educadores? O que mostrar?
  • Como os vídeos apresentados permitem novas interpretações, mobilizam o olhar e instigam a investigação?
  • Quais experiências atravessaram o educador e podem provocar outros educadores a pesquisar?

Verbos que Movem o Professor-Pesquisador

Considerando os materiais expostos numa Mostra como texto, observa-se que muitos deles surgem como convites:

Toque, olhe, explore…

Esses verbos indicam ações que o visitante da Mostra é convidado a realizar, tornando-se parte ativa da experiência. Eles revelam que o objetivo da Mostra é provocar exploração, investigação e experimentação, incentivando o visitante a colocar em jogo mãos, mente, imaginação e conhecimento. Reverberam, assim, as ações vivenciadas por toda a comunidade local.

Não seria este o propósito da produção de uma Mostra nas instituições? Promover cenários que convidem o visitante a explorar seus sentidos e diferentes linguagens, revelando o quanto os produtores da Mostra viveram essa ação: explorar?

Explorar, Investigar, Experimentar, Deslocar

Uma Mostra permite que os visitantes também se tornem sujeitos da experiência. É mostrar possibilidades de aprendizagens, revelando como a instituição desenvolve seu trabalho educacional e quais concepções de criança e de profissional da educação sustentam sua prática.

  • Explorar materiais, movimentando o corpo, observando objetos, espaços, ideias e contextos.
  • Investigar os processos de produção e os efeitos de diferentes materiais.
  • Experimentar no corpo e na mente, tornando-se participante ativo da experiência.
  • Deslocar-se pelo espaço, alternando olhares, gestos e posturas, trocando observações e refletindo sobre os processos.

Essas ações revelam que a Mostra pode transformar o cotidiano escolar em campo de pesquisa  durante a construção e também após a sua realização  tornando cada participante observador de sua própria prática a partir da prática de outros.

Instrumentos numa Mostra

Por que numa Mostra sempre encontramos painéis expostos? O que eles narram e de quem são essas narrativas?

  • Seriam os painéis um produto final ou parte de um processo?
  • Como dar visibilidade a um projeto desenvolvido na escola por meio desse recurso?
  • Com quantas fotos se conta um projeto?
  • O título carrega a força da narrativa?
  • Que outras formas existem de dar visibilidade à pesquisa além do banner?

Uma Mostra pode propiciar que os participantes:

  • comparem objetos, processos e resultados, identificando diferenças e potências de expressão;
  • produzam novas interpretações, ações e descobertas;
  • desenvolvam diferentes olhares sobre como dar visibilidade aos processos dos projetos.

Assim, a Mostra não é apenas um produto final, mas parte de um processo investigativo, permitindo que cada participante se reconheça como autor e/ou leitor da pesquisa.

O Olhar como Instrumento de Pesquisa

O olhar do visitante é fundamental: ele é convidado a parar, observar, investigar e refletir. Os objetos expostos, a estética, os materiais e a organização do espaço provocam esse olhar, gerando manifestações diversas e reverberando a pesquisa, as escolhas e os instrumentos apresentados.

Sabendo que o olhar pode ser um instrumento de pesquisa quando o deixamos passear, quais propostas devem ser organizadas numa Mostra para provocar que o visitante veja, repare, amplie e dialogue com o que encontra?

Como uma Mostra pode nos tirar da miopia?

Ela pode permitir ao visitante:

  • Expandir a percepção;
  • Ampliar a compreensão do contexto;
  • Dialogar com os saberes expostos;
  • Tecer conexões entre as experiências.

O propósito de uma Mostra precisa ser mais do que uma “exposição”: trata-se de um dispositivo de formação e pesquisa, capaz de mobilizar professores e a comunidade escolar para investigação e aprendizado contínuo, além de oferecer a outros educadores e convidados a possibilidade de vivenciar:

  • Coletividade e troca de experiências;
  • Reflexão crítica sobre práticas pedagógicas;
  • Exploração e experimentação de materiais, ideias e processos;
  • Transformação do olhar e da prática docente.

No espaço da Mostra é possível conhecer outros profissionais, compartilhar experiências e ampliar bagagens de conhecimento. Mais que apreciação, a Mostra pode se tornar um lugar de pesquisa, capaz de gerar deslocamentos internos e físicos, reunindo escolas, famílias e comunidade.

Quando considerada como instrumento de pesquisa processual, a Mostra permite que educadores  visitantes retornem aos seus contextos levando nova bagagem, fortalecendo a cultura investigativa dentro da sua escola.

Telma Holanda produziu um TCC sobre a experiência da Mostra como dispositivo de formação de professores-pesquisadores. O trabalho analisa como a organização de uma Mostra pode dar visibilidade aos processos de aprendizagem, estimular a investigação e fortalecer a prática docente.

 Leia o TCC completo aqui: Tornar-se um professor pesquisador: A Mostra como dispositivo de formação

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