REBECA WILD E A EDUCAÇÃO ATIVA
A história de Rebeca Wild se inicia da mesma forma com que a de tantos outros educadores que vislumbraram a possibilidade da criança estar numa condição de maior visibilidade, respeito e autonomia.
O incômodo e o descontentamento com os modelos tradicionais são os disparadores para um desejo tornar-se uma idéia e uma ação: transformar-se em realidade. O educador precisa ser provocado, tocado e questionado em tempo integral. Sentir-se parte da ação educativa e crescer com isso.
Desta forma, as suas concepções de professor e de criança, bem como a forma com quem esta relação deve ser construída entre educador e educando vai se transformando ao longo do tempo. Esta transformação transforma o mundo.
Quem foi Rebeca Wild?
Rebeca Wild foi uma pedagoga alemã. Nascida no ano de 1939, estudou Filologia Germânica e Pedagogia Musical. Mais tarde aprofundou-se nos estudos do método Montessori e em 1961 mudou-se com seu esposo Maurício para o Equador.
O desejo de organizar a educação de seu filho Leonardo a partir das ideias de Maria Montessori, de Johann Pestalozzi e de Jean Piaget, quando da leitura da obra “O segredo da infância”, ganhou mais força quando percebeu sua insatisfação com a escola.
A forma com que Leonardo vinha perdendo sua alegria e sua autoconfiança. Com o nascimento de seu segundo filho, Rafael, suas percepções ficaram ainda mais claras, e decidiu em 1977 criar um projeto educativo para seus próprios filhos e para outros pais que compartilhavam de seus pensamentos.
O país escolhido foi o Equador, mais especificamente a cidade de Tumbarco, próxima à capital Quito, aos pés de um vulcão extinto, chamado Ilaló. O projeto levou o nome de Centro Experimental Pestalozzi, que ficou conhecido como “Pesta”, numa clara referência às suas inclinações.
O projeto cresceu e em 2005 mudou-se para Pifo, onde adotou uma postura ainda mais ecológica e o nome El Leon Dormido.
Os estágios evolutivos segundo Rebeca Wild
Rebeca Wild classificou as etapas evolutivas da infância da seguinte forma:- Etapa pré-natal: experiências positivas favorecem a criação do laço entre a mãe, o filho e o pai.
– Primeira infância de 0 a 3 anos: contato físico e atenção tranquila contribuem no desenvolvimento da independência. Cuidar para que o choro não se torne ferramenta na solução de problemas.
– Etapa pré-operativa de 3 a 7 anos: etapa em que a autonomia construída pode apresentar o “medo” como componente, quando reestrutura de forma inconsciente as vivências anteriores.
– Etapa operativa de 8 a 13 anos: deve-se buscar ofertas num ambiente que esteja mais sintonizado com as necessidades destas idades.
– Adolescência de 14 a 24 anos: reconhecimento das transformações do corpo e do comportamento e promover novas formas de relação.
– Etapa de desenvolvimento adulto: buscar atividades espontâneas e criativas ampliando o contato com a própria vida.
As inspirações de Rebeca Wild
Além das já mencionadas inspirações iniciais em Montessori, Pestalozzi e Piagget, Rebeca Wild bebeu de diversas outras fontes na construção de sua escola, que tinha o ambiente como base da estruturação e desenvolvimento de um ser humano equilibrado entre corpo e mente.
As principais delas são: – Os métodos naturais de Celestín Freinet;
– A escola Summerhill e sua ideia de autonomia e importância do equilíbrio emocional;
– A Freeand Open School que propõe o uso de elementos não estruturados em atividades livres e criativas;
– A Escola Viajera que defende a ideia de sair da aula para aproximar-se do mundo;
– A terapia de jogos de Virginia Axiline que usa os jogos para aproximar as crianças das sensações de frustração, insegurança, agressividade e medo e de como controla-los.
A autonomia no lugar da autoridade
Para Rebeca, existe muita tensão espalhada entre pais e crianças a partir das exigências acadêmicas e sociais. Por isso defendia a confiança nas capacidades e conhecimentos originais da infância, respeitando duas decisões e suas vivências presentes, para um futuro programado.
Esta autonomia deriva da construção de um espaço vivo, seguro e limpo, mas muito rico de possibilidades de experiências significativas e criativas. Acompanhar, assistir e estabelecer com a criança uma relação de respeito e equilíbrio, transmitindo valores de empatia e cooperação.
Para saber mais sobre Rebeca Wild, conheça o documentário: Pestalozzi, EducaciónActiva, bem como suas obras literárias: Educar para ser; Calidad de vida, Libertadylímites, amor e respecto; Aprender a vivir com niños; entre muito outros.