Uma reflexão necessária
Mais um ano se inicia e novos e inéditos desafios nos serão apresentados. Para alguns de nós, novas turmas, para outros, novas escolas, e para todos nós, novas escolhas. Mas existe algo que não podemos perder de vista: a real importância de uma educação de melhor qualidade para todos.
Muito especialmente para as crianças dos anos iniciais, a atenção que se deve dedicar às minúcias da infância e do brincar livre e sua relação direta com construção de seus saberes e de seu desenvolvimento físico, mental e social.
Mas para que nossas ações encontrem sentido e relevância é necessário que nossos olhos estejam atentos e nossos ouvidos abertos a uma escuta ampla e reflexiva. Com este espírito, o kit que compõe nosso clube de formação continuada de professores do mês de janeiro de 2023 apresenta materiais primorosos.
São dois trabalhos distintos, estampados em livros lindamente ilustrados produzidos pelo ATELIÊ CARAMBOLA, sob a direção geral de JOSIANE PAREJA.
O BALANÇO DE CHITA
Se você acredita que um balanço é simplesmente um mecanismo de vai e volta, você precisa conhecer este livro. Nele é possível identificar a importância do olhar atento do educador para a criança, os espaços, para o corpo, para o ato de brincar e, especialmente, para a trama de possibilidades de construção de conhecimento.
Detalhes que vão desde o reconhecimento das possibilidades que os espaços apresentam, passam pela escolha criteriosa dos materiais a serem ofertados e utilizados, até o registro das ações e interações das crianças entre 1 e 3 anos de forma comprometida e poética.
O livro carrega consigo reflexões acerca da escuta, do protagonismo, da observação, do movimento, da autonomia do corpo e da vontade própria.
Construir é mais fácil que desenhar
Com a mesma competência de observação, disponibilização de materiais e registro, o segundo livro, igualmente, é um banho de saberes que envolvem estes temas tão relevantes a desvendar a estreita relação entre o saber e o fazer.
Realizado a partir de prática efetiva com crianças entre 5 e 6 anos, o livro mostra a ideia surgida da observação da equipe de educadores na construção de caminhos que abarquem toda a complexidade dos pensamentos das crianças.
A magia da transformação dos desenhos em ações práticas a partir da liberdade criativa, inventiva e da correta disponibilização dos elementos materiais que concretamente permitem a elaboração intelectual e a construção prática dos projetos.
Tanto O BALANÇO DE CHITA quanto o CONSTRUIR É MAIS FÁCIL QUE DESENHAR ultrapassam a mera inspiração na elaboração de projetos, a escolha de materiais e a forma de registro. Ambos navegam por uma profunda reflexão sobre as possibilidades de construção de conhecimento por intermédio das práticas, das ações de mediação, das experiências vividas, das permissões à criatividade e da observação gravada num competente registro.
Protagonismo e escuta e acolhimento
Estes conceitos teóricos que compõem nossas falas e nossos estudos precisam encontrar espaços para seu exercício prático. É preciso que nossos discursos poéticos sobre a infância, o protagonismo e a escuta se desloquem de nossas teses, de nossos trabalhos de conclusão de curso, de mestrado e doutorado.
Eles precisam ganhar vida na vida das crianças para que façam sentido. E não apenas pela importância de confirmá-los de forma efetiva, mas para estarmos abertos e preparados para as possibilidades do inédito, do inusitado, do desconhecido e, por que não dizer também, do insucesso.
Tanto falamos todos, especialmente nestes primeiros dias do ano, em acolher as crianças e tudo o que isso significa em sua profundidade. É preciso que nosso desejo de acolhê-las deixe de ser apenas parte de um cronograma dos primeiros dias, mas que ele se prolongue ao longo de nossas vidas profissionais.
Quando permitimos às crianças que produzam suas construções e suas narrativas, estamos, em verdade, entregando-lhes protagonismo. E a observação atenta de suas narrativas, discussões e conclusões configura um rico material para compor os necessários registros.
Neste ano em que a DIÁLOGOS abre seu 14º ano de existência, mais uma vez apresentamos um material inédito e transformador para que nosso desejo de contribuir na formação continuada de professores chegue até você com a qualidade alcançada por nossa curadoria.