De professor para professor

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO DA UNESCO

EDUARDO FERREIRA

18 set 2023

5 min de leitura

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.Este é o acrônimo que forma a palavra UNESCO. Com sua sede em Paris, e fundada em 16 de novembro de 1945, ela é uma agência da ONU especializada em ações de educação, ciências e informação em favor da paz.

Na busca de seus objetivos, ela se funda em cinco grandes programas: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS NATURAIS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, CULTURA E COMUNICAÇÃO e INFORMAÇÃO.

Especificamente para a EDUCAÇÃO no século XXI, em relatório de autoria de Jacques Delors, a UNESCO elenca quatro pilares para sua sustentação. Vamos conhecê-los?

Aprender a conhecer

Neste pilar está sedimentada a ideia de que a criança deve construir seus saberes de forma ampla, de forma que os conteúdos apresentados façam sentido em suas vivências. Busca a cultura de forma o mais ampla possível para possibilitar a detecção dos pontos de maior interesse e neles debruçar maior aprofundamento.

A maneira como se dará este aprofundamento é que traz a importância deste pilar. O ideal é que o professor não seja um mero “entregador de conteúdo”, mas que ele possibilite a pesquisa e a vivência dos conteúdos propostos.

Fazer com que o aprendizado faça morada em nossa memória de forma vivenciada, assim como o cheiro do bolo de nossa infância ou as regras de nosso jogo favorito: por afeição ou interesse. 

Desta forma, é possível alcançar resultados mais relevantes inclusive no que diz respeito às possibilidades de compreensão e raciocínio. O afeto e o desejo tornam o aprendizado proporcionalmente mais interessante e agradável, e por consequência conduzem a criança no seu aprofundamento e entendimento.

Aprender a fazer

O assunto aqui é o reconhecimento das capacidades individuais da pessoa humana. Não se trata de programá-lo para a execução de uma tarefa, porque isso se dedica às máquinas. O valor maior do aprender a fazer está no aproveitamento das potencialidades.

A partir do aprender a aprender, há de se valorizar o conhecimento inteligente e a forma com que o aprendizado deve ser colocado em prática. Permitir e valorizar a criação e a inovação como possibilidades reais.

No mundo em que vivemos, em que a informação e a tecnologia avançam a passas largos, é primordial que as crianças tenham as capacidades inventiva e criativa tratadas de forma atenta. Ouvi-las, fomentar seus pensamentos e validá-los são uma forma de construir seus conhecimentos de forma robusta.

Vale lembrar que os ambientes corporativos buscam incessantemente por cabeças capazes de apresentar soluções inéditas e modernas para os problemas cotidianos, sejam eles dos mais simples aos mais complexos.   

Aprender a conviver

Provavelmente nunca foi tão importante o aprendizado do convívio, do viver com os outros em harmonia e respeito. A apresentação de propostas a serem desenvolvidas em cooperação é uma excelente forma de introduzir o bom convívio.

Não apenas o educador deve reconhecer e respeitar as capacidades e potencialidades individuais. É preciso que isso seja disseminado entre as crianças, para que reconheçam em seus pares suas habilidades pessoais e a respeitem, para que façam o melhor uso disso.

As sociedades se constituem a partir de muitas diversidades e isso deve ser incorporado ao nosso cotidiano com respeito e cordialidade tanto para que no futuro estejamos mais ligados aos nossos interesses comuns, e menos às nossas diferenças, quanto para que se faça desaparecer o indesejado “bullying”.

Sendo assim, incrementar as atividades em que haja interação e cooperação certamente pode construir pessoas mais adeptas ao trabalho coletivo, a partir das demandas e em busca de um resultado comum, mais respeitosas com seus semelhantes e com suas habilidades ou dificuldades, minimizando conflitos.

Aprender a ser

Vamos falar do predicativo ou do verbo? Ou de ambos? Vamos à filosofia ou à Língua Portuguesa? Acho que a ambos.

Tanto para tratar do “ser” humano como para entender o que somos. Este importante pilar da educação a que se refere a UNESCO nos conduz às duas reflexões. Reconhecer nossa individualidade e sua incompletude, que se molda e se constrói todos os dias. E também o que somos diante do mundo e de nossos semelhantes.

Nossa condição humana e nossa capacidade de aprender e nos transformar ao longo da vida nos diferenciam dos outros seres. Não é, como no reino animal, o instinto que nos guia em nossas ações cotidianas.

Precisamos e devemos nos reconstruir e nos moldar às transformações que o mundo nos apresenta, especialmente pelo fato de sermos seres sociais, cujo convívio não é apenas uma obrigação, é uma necessidade.

Assim, essa construção não se resume aos ensinamentos escolares e pedagógicos. Ela deve avançar para todas as áreas: pessoais, interpessoais, profissionais, relacionais, espirituais, etc. Nossa preparação precisa ser integral, sem prejuízo de nenhuma de nossas habilidades.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Há sempre algo a ser aprendido que pode contribuir na formação do nosso ser a nos conduzir para aquilo que desejamos ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

27 respostas para “OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO DA UNESCO”

  1. Odicleide bandeira da Silva disse:

    A melhor forma de aprender, é estudar.

  2. Telma Carvalho disse:

    Pertinente divisão do assunto, para discussão. Excelente

  3. BASTOS SOARES DA SILVA disse:

    Excelente conteúdo para uma rápida consulta, obrigado.

  4. TAINA FERREIRA SAMPAIO disse:

    Eu acho muito importante aprender sempre algo novo pra contribuir em nossas vidas

  5. Elma de Melo disse:

    Material muito bem elaborado e criativo. Muito Obrigado!

  6. Bruno disse:

    Gosto de conhecimento relacionado a música.

  7. Josiane cunha disse:

    Vivemos em constante aprendizado sempre temos algo de nova

  8. Ana Joaquina disse:

    Aprender é um processo contínuo e gratificante que expande nossos horizontes e nos capacita a crescer pessoal e profissionalmente.

  9. Ana Joaquina disse:

    Aprender é adquirir conhecimento, enquanto saber é ter esse conhecimento.

  10. Ana Joaquina disse:

    Aprender é você estar realmente focado, interessado

  11. Kamila Mustafa disse:

    Sempre haverá algo a ser aprendido que poderá contribuir com nosso dia a dia, profissional, pessoal, familiar!
    Que saibamos aproveitar cada oportunidade e de cada uma, tirarmos um aprendizado pra vida!

  12. Creuziane dos Santos Pedrosa disse:

    É gratificante adquirir todo esse conhecimento e poder aplicá-lo no decorrer de nossa trajetória educacional.

  13. Creuziane dos Santos Pedrosa disse:

    Obter conhecimentos é bom demais.

  14. Creuziane dos Santos Pedrosa disse:

    Lecionar é um dom divino e humanizado.

  15. Hélder Filipe Vaz da Silva Amado, coisa que na maioria das vezes não disse:

    Excelente explanação de como alcançar resultados, no aprender aprender, a fazer, a conhecer, e a ser. Quatro os pilares fundamentais na educação escolar neste século XXI. Contudo no ambiente familiar a reciprocidade, e algo que a maioria da vezes não há. A escola ensina mas a educação para ser completa terá que ter o seu apoio no lar.

  16. Luiz Antônio de França Giani disse:

    Muito bom,achei excelente e profunda as análises..Bem pertinentes…✍️

  17. Kauany Nicolly disse:

    A educação é um ponto muito importante na vida de uma criança, mais muitos pais não sabe lidar com a criança e acha que tudo é uma fase e que vai passar mais temos que lembra que nem tudo é uma fase tudo que uma criança vê, escuta principalmente dos pais elas vão querer fazer pq eles vão achar que é o certo, então temos que primeiramente nossos comportamentos e sim saber conversa e mostra o que é o certo e o errado. E apoiar mais nossos filhos a correr atrás dos seus sonhos e nunca desistir e sim batalha por aquilo que queremos.

  18. Rivania Lúcia De Moraes S disse:

    Aprender esse é realmente o foco

  19. Esthefan Graziela Dos Santos Batista disse:

    OS QUATRO PILARES DA EDUCACAO DA UNESCO SAO COM PLEMENTARES E INTERLIGADOS. AO DOMINAR ESSAS HABILIDADES, OS INDIVIDUOS ESTARAO MAIS BEM PREPARADOS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SECULO XXI E CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR PARA SI E PARA SOCIEDADE.

  20. Yasmim disse:

    Os quatro pilares da educação da UNESCO são:

    1. **Aprender a conhecer**: Desenvolver a capacidade de entender e interpretar o mundo, conectando o conhecimento com as experiências de vida.

    2. **Aprender a fazer**: Valorizar as habilidades práticas e criativas, promovendo a aplicação do conhecimento de maneira inovadora e útil.

    3. **Aprender a conviver**: Ensinar a viver em harmonia com os outros, respeitando as diferenças e trabalhando em cooperação.

    4. **Aprender a ser**: Fomentar o desenvolvimento integral da pessoa, incluindo suas dimensões pessoal, social, e espiritual, para formar indivíduos completos e conscientes.

  21. Patrícia Amaral Camargo disse:

    Boa tarde,um texto muito bom ,que precisamos readaptar no cotidiano escolar ,visando o aprendizado,o saber ,o fazer e ser como meio de socialização tanto individual ou coletivo,buscando o melhor para todos viverem em uma sociedade civil organizada .

  22. Daiane Corrêa da Silva disse:

    Maravilhoso

  23. MARIA VALDENICE DE SOUSA disse:

    Espetacular

  24. MIRIAN CAMARGO LIMA disse:

    O conhecimento é transformador e único em cada um de nós!

  25. Antonio Vasconcelos disse:

    Os pilares da educação são um verdadeiro trampolim para as aprendizagens acontecerem não apenas no ambiente escolar, como também nos espaços onde o estudante perpassam.

  26. Maria de Fátima disse:

    Curso perfeito!

  27. Francisco Rodrigues Setubal disse:

    Muito bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

explorar

Veja também

De professor para professor
Carolina Kerr 09 jun 2025
De professor para professor
Carolina Kerr 22 maio 2025