Vamos abrir este artigo partindo de uma premissa que nosso público já carrega consigo ao menos uma convicção parcial da importância da leitura, de modo geral. É preciso que isso seja instalado nos educadores com antecedência. Mas cremos que isso esteja feito.
Já falamos anteriormente das rodas de leitura e suas características. Entretanto, a leitura compartilhada, ou também conhecida por leitura colaborativa tem algumas particularidades que a diferenciam da roda.
Leia sobre as rodas de leitura clicando aqui.
O conceito de leitura compartilhada ou colaborativa
A leitura compartilhada ou colaborativa é uma estratégia pedagógica onde os estudantes fazem a leitura e a compreensão de um texto ou de um livro juntos, sempre com a mediação do educador para que seja uma ação produtiva e dela se extraiam os objetivos traçados.
Ultrapassando as questões mais afetas à perguntas e respostas sobre o assunto, a leitura compartilhada procura promover uma postura mais reflexiva das crianças e jovens do que necessariamente uma absorção dos dados contidos no texto.
Desta forma, nesta modalidade de leitura são muito bem vindas as interpretações individuais que possam surgir a partir das vivências de cada leitor. Capturar e compreender as entrelinhas, as nuances implícitas e as conclusões nascidas das discussões.
Porque é importante a leitura colaborativa?
Observe que em seu próprio conceito já está embutida uma das principais importâncias da leitura compartilhada, qual seja, sua ideia central de promover através da leitura uma postura reflexiva e conclusiva. A partir daquilo que se lê, pôr-se a pensar sobre.
Esta é uma conduta que se adota com os olhos voltados ao próprio processo da ação, que adquire mais importância que o produto final. É uma forma de colher da leitura simples todos os frutos que a rodeiam, quando experimentamos e ousamos dar voz aos pensamentos surgidos.
Desta forma possibilitamos aos leitores que mergulhem no profundo do texto e não apenas no raso da decodificação das palavras. Permitir que compreendam a mensagem que o autor pretendeu entregar.
O papel do educador na leitura compartilhada
Para que se alcance os melhores resultados, a participação do professor neste processo é absolutamente fundamental. Desde a escolha dos livros, dos temas, do melhor momento e até das condições e locais onde se possa fazê-lo.
Especialmente no que diz respeito à mediação das discussões e reflexões nascidas da leitura. Esta condução depende de sua prévia organização e identificação das intencionalidades, para que durante o processo isso não escape ao foco.
Também é importante que o professor esteja minimamente preparado para orientar sobre os possíveis temas que possam ser debatidos nas rodas de conversas porque é sua oportunidade de apresentar seu conteúdo envolto pelo interesse que a leitura desperta nos estudantes.
É preciso que o professor tenha, obviamente, tido contato anterior com o texto ou o livro propostos para que conheça o gênero literário, o contexto histórico e social em que foi escrito e todo o universo de possibilidades propostas na leitura, nas discussões e nas interpretações de cada um.
Outro aspecto importante é a construção de um clima favorável à conduta. O cuidado com o ambiente, a construção de boas relações entre e com os estudantes. Para que sintam conforto e liberdade de expressão durante o processo.
A importância da construção do ambiente
Neste caso não nos referimos ao ambiente em sua conotação física apenas. Além da importância de escolher um lugar confortável onde o convite ao refletir seja facilitado bem como conforto para os corpos, há de ser pensada uma ambientação social.
Os leitores precisam se sentir confiantes e confortáveis para que exprimam suas opiniões, discorram sobre suas reflexões e deem sentido às suas próprias conclusões. A liberdade de se expressar é indispensável.
Ao educador também a missão de promover a escuta atenta e cuidadosa evitar que se reprimam neste exercício de liberdade de pensamento e fala. Os contraditórios são necessários e nem sempre precisam surgir do professor, em geral eles nascem dos próprios estudantes e devem ser conduzidos de forma serena e segura.
As pausas também são necessárias
Por se tratar de um movimento de entrada e saída da leitura, as pausas são absolutamente necessárias ao longo do processo. Elas se destinam às elucidações pontuais para que a leitura siga fazendo sentido.
Durante as pausas podem surgir perguntas, dúvidas ou comentários e a compreensão deste momento favorece o prosseguimento da ação leitora quando posiciona ou reposiciona as crianças e jovens no contexto que se espera entregar.
Os resultados da leitura compartilhada
A lista dos bons resultados que se pode obter com a prática da leitura compartilhada ou colaborativa é bastante grande. Dentre elas podemos destacar:
- As próprias vantagens da leitura em geral;
- Melhoram o foco e a atenção;
- Estimula a compreensão de texto;
- Auxilia nas estratégias de síntese;
- Favorecem o raciocínio crítico;
- Permitem as formações de conclusão;
- Promovem a interação entre todos;
Em resumo, esta é uma prática que abarca muitas intencionalidades, que podem ir desde o contato com o livro, a literatura, os autores, para chegarem ao bom convívio entre os seres, a manutenção da harmonia nas discussões, do exercício de fala e escuta, da liberdade de pensamento e expressão, da compreensão, da possibilidade de alcançar ou repensar suas conclusões.
Percebe o quanto rico pode ser? Você já adotou a leitura compartilhada com sua turma?
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