A importância do desenho
Desenhar é entregar-se às possibilidades materiais, para comunicar-se em sentimento, pensamentos e em arte. E não estamos a falar exclusivamente dos desenhos profissionais ou de artistas já consagrados. Toda produção gráfica oriunda das crianças tem sua força artística.
A partir do momento em que elas tem acesso aos materiais percebemos que é quase instintivo seu desejo de desenhar. O fascínio que as crianças demonstram pelos primeiros traços lançados vão robustecendo sua relação de afeto com suas próprias produções.
E não se trata simplesmente de uma atividade com intenções motoras. Certamente que com o passar do tempo e com a prática constante os traços vão ganhando maior refinamento. Entretanto existe importância vital na construção do processo criativo das crianças.
A partir desta premissa é que devemos estar sempre atentos às ofertas de materiais que possibilitem diferentes experiências com variedades de texturas, cores, tamanhos, formatos, temperaturas, fissuras, sulcos, permeabilidades.
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As narrativas verbais
Para a Fonoaudiologia, a verbalização é, em resumo, o exercício organizado de emissão de voz somado às articulações variadas entre lábios, língua e palato com intenção de comunicação. Ou seja, verbalizar é uma forma de se expressar ao mundo ao seu redor.
Este processo se inicia nas crianças por volta dos 12 meses de idade e vai se tornando cada vez mais enriquecido na medida em que encontra compreensão e efetivo resultado em suas manifestações.
Com o passar do tempo a criança passa a formular construções verbais mais complexas, passando das palavras às frases e, desta forma, dando mais vigor quantitativo e qualitativo à sua comunicação com o mundo que habita e descobre.
O feliz encontro entre o desenho e as narrativas verbais
Quando a criança traça sua narrativa verbal a partir de seu desenho ela está, em verdade, tecendo uma rica trama de aprendizagens, um encontro mágico entre o sensorial, o emocional, o linguístico, o cognitivo, o imaginativo, o criativo, o social e o cultural.
O exercício do desenhar livremente se encontra com a ludicidade e a criatividade tão presentes na infância. O resultado, na maior parte das vezes, é uma linda construção poética.
Mas é preciso que se diga, existe uma relação muito direta entre as possibilidades e as disponibilidades, ou seja, o melhor aproveitamento tem estreita ligação com a qualidade dos materiais escolhidos pelos educadores a serem ofertados.
O livro “Mosaico de traços, palavras, matéria” de “Reggio Children” e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia”, recém lançado pela editora Penso e que compõe o kit do mês de novembro da DIÁLOGOS EMBALADOS, é um precioso mosaico desta rica relação de aprendizagem.
A obra é composta de representações gráficas de crianças entre 0 e 6 anos das escolas de educação infantil de Reggio Emilia, com abordagens sobre a importância do desenho, da explicação verbal das crianças.
São relatos cuidadosamente pensados e organizados para aprimorar o processo criativo das crianças, provocado pela subjetividade dos instrumentos e suportes. Decorrentes disso, o surgimento das narrativas verbais que se originam do conhecimento ligado ao fazer.
A mostra “Mosaico de traços, palavras, matéria foi instalada nos anos de 2013 e 2014 e destinada à formação de professores, atelieristas e pedagogistas, tinha como temática desenho e narrativa como uma potencialidade na construção de conhecimento.
Este livro está disponível aos assinantes do clube de leitura Diálogos Embalados e você pode se associar em nosso site.
O quanto podemos enriquecer nossas práticas diárias a partir do conhecimento e reconhecimento da importância dos desenhos somados às narrativas verbais? O que posso oferecer às crianças para que isso seja desencadeado nelas e, consequentemente, registrado por nós?
Acredite! A construção destas ricas possibilidades vivenciadas no cotidiano das escolas de Reggio Emilia podem ser experimentadas em nosso próprio chão de escola. Vamos falar sobre isso?
Divida conosco sua experiência.