Casa vertical. Corredores estreitos carregados de ecos das palavras ditas neste espaço, degraus que transbordam acesso ao conhecimento, janelas que se abrem e recolhem raios de sol.
Cheiro de café, cozinha transparente que anuncia as relações e conversas que por lá acontecem. Cadeiras de praia espalhadas em um quintal no coração da Zona Oeste de SP nos aproximam da brisa e da leveza do mar. Casa onde as palavras fazem morada.
Sala que convida à leitura e ao toque de materialidades diversas que acompanham os livros ali expostos. Livros de diferentes formatos em uma cristaleira marcada pelo tempo. Histórias se entrelaçam.
A Casa Tombada é parte da Casa Diálogos.
Porta transparente que desvela o interior da casa. Transparente como devem ser as relações que por lá acontecem. Escada que narra palavras fortes que fizeram história. Cozinha como o coração do lugar, onde habita o fogo e acolhe as pessoas. O cheiro do bolo de maçã, aguardando ser devorado na bancada, é um convite a adentrar o espaço e sentir-se em casa.
Paredes entendidas como camadas que comunicam a vida. É comum encontrar fotografias, souvenirs de viagens, mapas, quadros escolhidos à dedo e livros. Elementos que compõem afetivamente aquele lugar.
A Casa Diálogos é parte d’A Casa Tombada.
Vozes ausentes. Desde março de 2020 o silêncio se apoderou das Casas físicas. Vivemos nas Casas momentos especiais que não podem ser lembrados sem a saudade que os acompanha. E no silêncio que também nos marca, deixamos que ela se faça presente, mas seguimos. Lado a lado em um outro formato.
Essa pós surge do encontro de Casas e das pessoas que nela habitam e que em suas essências carregam valores aproximados e uma crença latente: acreditar na capacidade humana de transformação através do acesso à arte, à palavra, à cultura e à educação.
O desejo pela escrita e elaboração da pós Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora caminha conosco desde 2019. Engravidamos de uma nova ideia e gestamos, na presença, na voz e na nossa autoria, o parto e toda a intensidade que um nascimento carrega.
As paredes solidificadas que sustentam as Casas mantiveram-se intactas em suas escolhas, histórias e compromissos e, juntas, abrem espaço para um novo formato de relação. A Casa Nuvem te espera!