Quem acompanha a Diálogos sabe que temos visto e conversado sobre diversas experiências na educação infantil que mostram as abordagens participativas, a colaboração entre as crianças, a importância das diversas formas de linguagem, o estímulo à criatividade. Os anos iniciais na vida de qualquer pessoa são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Essa fase traz habilidades, atitudes em relação à aprendizagem e abre os caminhos para a chegada ao ensino fundamental. Temos pensado muito sobre esta passagem e nos perguntamos: afinal de contas, o que é fundamental para a educação de crianças? São várias as respostas mas uma serve como um farol na trilha do desenvolvimento: é fundamental que as boas práticas se perpetuem para outras idades.
É fundamental que as crianças sejam protagonistas do seu percurso educacional; que os espaços de aprendizagem sejam ricos e estimulantes; que os estudantes tenham suas curiosidades e necessidades valorizadas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que um indivíduo é considerado uma criança até os 12 anos de idade. Isso significa que tudo o que temos visto de inovador também deve ser trabalhado para além dos limites da educação infantil. Por isso, a Diálogos lançou a série “É Fundamental”, que irá discutir e mostrar as práticas inovadoras de escolas também no Ensino Fundamental. Neste ano, teremos cursos online com 4 escolas que trazem essa abordagem, além de viagens específicas para o segmento.
A palavra fundamental vem do latim “fundus”, de fundamento, a parte debaixo, o alicerce, aquilo que sustenta o que se segue. Vamos para além disso: pensamos o que é fundamental como fusão de mentes, uma continuidade, uma construção conjunta. Olhar para as infâncias continua a ser uma premissa fundamental para a construção de um alicerce para a educação, como um exercício de criar andaimes para crescer coletivamente. As raízes desse compromisso se aprofundam ao contemplar as aprendizagens visíveis, as narrativas das experiências e as transformações que ocorrem ao longo desse percurso. É fundamental permanecer atento às jornadas de aprendizagem que miram o futuro.
É fundamental construir um olhar holístico e abrangente para o percurso das crianças, reconhecendo suas necessidades, desafios e potenciais. Ao ingressar no Ensino Fundamental, as crianças continuam a ser crianças, com uma riqueza de curiosidade e potencial inexplorado. A série “É Fundamental”, da Diálogos, se torna um veículo para garantir que esse respeito e cuidado acompanhem cada passo desse percurso educacional. A aprendizagem, nessa fase crucial, não deve ser vista como uma abordagem única e padronizada, mas sim como um mosaico multifacetado. Cada criança traz consigo um conjunto único de talentos e interesses. Essa série também é um chamado para construir pontes entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, reconhecendo que a transição de uma fase para outra não deve ser uma ruptura brusca, mas sim um contínuo fluir.
A série oferece uma oportunidade para que educadores, pais e cuidadores compreendam a importância de criar um ambiente de apoio, onde as crianças possam se sentir seguras para explorar e crescer. Temos buscado ampliar nossos horizontes para trazer a educação como um percurso de boas ideias integradas, onde fundamenta-se aquilo que mais apreciamos: a autonomia, a diversidade, a criatividade.
E para você? Em se tratando de educação, o que é fundamental?
Deixe um comentário
Deixe um comentário