Fotografar, registrar, documentar um novo olhar
O que você, educador ou educadora enxerga na documentação pedagógica que produz? E você coordenador ou coordenadora, gestor ou gestora, o que observa na documentação apresentada em sua escola?
Muito possivelmente seja um dos mais importantes documentos de que se pode fazer uso na educação, a partir do registro, observação e reflexão das ações cotidianas, em especial nas escolas de anos iniciais (infantil e fundamental).
Para muito além de simplesmente fotografar ou relatar as ações, uma documentação pedagógica mais robusta e bem elaborada deve passar pelo reconhecimento imediato de que a criança e sua infância devem ser as protagonistas de seu relato.
Além disso, ela pode ser um excelente elemento observatório de suas ações, da disponibilização e ofertas de seus espaços e das construções de relações tanto entre as crianças como entre elas e os educadores.
É justamente pensando em ampliar esses olhares que trazemos este tema tão importante ao diálogo. O entrelaçamento entre a fotografia e o relato do educador observador pode promover um encontro muito rico. Narrar a vivência da criança na escola, conhecer e identificar seus interesses, ritmos, desejos e necessidades, promovendo seu pleno desenvolvimento.
A partir do material arrecadado para a documentação, o quanto se pode refletir sobre a criança, a infância e sobre nós mesmos. A importância de considerar que a criança não é “…um pote a ser enchido…”, como nos ensina o Professor Severino Antônio. Ela é um “ser” que precisa ser escutado e respeitado.
Sendo assim, ao educador mais atento, é possível aprofundar-se nestas questões e identificar em si mesmo os pontos fortes e os fracos, para qualificar cada vez mais suas ações diárias.
Pensando sobre o assunto, o clube de assinaturas de livros pedagógicos Diálogos Embalados apresenta o livro do mês de agosto de 2021: “DOCUMENTAR: UM NOVO OLHAR” – Vindo De Barcelona, da Associação de Professores Rosa Sensat, editado no Brasil pela “Pedro & João Editores”, a obra é uma contribuição muito sensível para a construção de uma nova forma de pensar e promover a educação a partir da documentação pedagógica, com a qualidade que se exige, e em respeito ao protagonismo da infância.
Com tradução das Professoras “Sonia Larrubia Valverde” e “Suely Mello”, o livro está longe de ser um guia prático sobre documentação, mas ao contrário, ele estimula e fomenta a reflexão sobre a potência, o tempo e o ritmo das ações das crianças, e de como isso pode ser arregimentado, organizado e relatado com propriedade.
Com riqueza de imagens de bebês e crianças no cotidiano da escola, com suas relações com o mundo, suas interações, com elementos culturais e objetos da natureza, somado à orientação adulta a partir da concepção de criança-capaz, o livro vivencia os prazeres da descoberta e suas relações com o aprendizado.
Revisite sua documentação pedagógica, observe se existe vida dentro dela… Espanto, curiosidades, experiências… infância. O quanto se pode adentrar ao universo infantil a partir dos seus documentos? O que eles revelam sobre suas crianças e sobre você mesmo?
Sempre há algo a ser registrado, a ser relatado, a ser observado e a ser aprendido. Pelas crianças, e por nós educadores também.