Vida de professor é realmente desafiadora: preparação de aulas, refletir sobre boas atividades, correções de provas, planejamentos e diferentes estratégias. O trabalho é tanto na escola quanto dentro de casa, correndo o risco de sobrar pouco tempo para o docente inserir o hábito da leitura em sua vida.
Professor, lembre-se que você é modelo e o hábito de ler deve ser frequente em sua vida, para que possa inserir a prática nos estudantes que você acompanha. Precisamos ser o exemplo e quando conseguirmos transmitir a importância da leitura para nossos alunos, tudo fluirá com mais naturalidade. Se você quer alunos escritores, eles precisarão ser bons leitores!
Confira abaixo os benefícios da leitura para o aprimoramento da escrita.
Estrutura linguística
Nós, como professores, sabemos pela escrita de um aluno se ele é leitor.
Pessoas leitoras têm maior facilidade, desenvolvendo habilidades para a escrita. Demonstram mais harmonia e coerência com a gramática, mesmo que inconscientemente.
Os textos são dotados de grande coesão e coerência, aspectos importantíssimos no momento da escrita.
Vocábulos
Quanto temos o hábito da leitura, naturalmente somos apresentados a um universo de novos vocábulos e expressões.
Tanto que pessoas leitoras têm um repertório linguístico vasto, sabendo nomear com mais especificidade os elementos e emoções.
Conhecimento de mundo
Quanto maior a quantidade de livros lidos, maior o conhecimento de mundo do indivíduo, culminando em maior repertório.
Assim, uma pessoa que tem um vasto repertório cultural terá maior facilidade para estabelecer conexões e fazer inferências, deixando a escrita mais rica e interessante.
Professor, você é o exemplo de seus alunos! Se ainda não tem o hábito da leitura, anime-se para iniciá-lo agora.
A Diálogos Embalados, por meio de uma curadoria especializada, oferece aos professores um clube do livro recheado de obras do mundo da pedagogia e experiências escolares. Que tal começar por aí?