Por Bethânia Rezende *
Estou aqui para compartilhar uma boa experiência. Nossa caminhada de educadores nos exige constante busca pelo conhecimento. E essa busca precisa ser no plural: é na diversidade de saberes e escuta ao que os colegas nos têm a dizer, que nos encontramos na profissão e percebemos o verdadeiro impacto de nosso trabalho na vida das crianças.
A questão da formação continuada é algo que sempre me inquieta e me faz ir em busca de oportunidades de atualização, para que possa compartilhar com minha equipe. Como orientadora pedagógica do Colégio Franciscano Santo Inácio, abraço o estudo constante e a partilha de conhecimentos em todos os momentos com a equipe.
Minha última experiência vivida através de uma viagem pedagógica ao Peru, com a equipe da “Diálogos”, precisava ser compartilhada, afinal, pude observar e ressignificar muito do que já tinha vivido como educadora até ali.
Por esta razão, promovi um encontro com as professoras da Educação Infantil e 1º ano, para que pudessem também se inspirar comigo nas novas ideias e experiências trazidas. Estas foram algumas das impressões partilhadas por algumas professoras:
“O que mais me chamou a atenção foi a estrutura física e a organização das
salas de aula. A liberdade nos espaços é interessante!” Josiane Santos –
Infantil II.
“A partir deste encontro de formação penso em investir mais em elementos da
natureza, além disso, para as brincadeiras e aulas de Arte, materiais não
estruturados, que possam dar mais oportunidades de criação.” Professora
Taciana Souza – Infantil III
“Identifico na minha prática o trabalho com a autonomia das crianças, que é
uma característica forte da abordagem de Reggio Emilia.” Vívian Fernandes –
Infantil IV
Formar professores exige criatividade para trazer o novo, considerando toda a caminhada profissional de cada educador. Exige respeito pelas crenças e opiniões construídas em diversos momentos da profissão. E exige mais do que tudo, uma postura de engajamento para continuar a investir em cada educador, com o intuito da construção coletiva de um grupo cheio de boas ideias, que atingirá muitas crianças e suas famílias.
A responsabilidade é grande. E precisamos ser grandes também!
“Atuar com criança pequena não demanda um adulto pequeno.”
Quando pensamos na criança além do que pensam pais e sistemas educacionais, conseguimos enxergar a formação do professor como algo essencial, pois nossa responsabilidade ao lidarmos com a Infância e seus saberes é muito vasta.
Visitando escolas no Peru, La Casa Amarilla e Colégio Aleph, pude vivenciar uma experiência intelectual transformadora e me emocionar ao observar práticas realizadas que já avançaram muito no respeito e olhar atento à primeira Infância. É uma proposta que também possui suas dificuldades, no entanto o forte está no estudo e investimento nas pessoas que lidam com as crianças.
A formação continuada é o caminho e esse pode ser traçado com mais processos de criação, mais investigação e mais diálogos!
* Bethânia Nascimento Rezende é Orientadora Pedagógica e Educacional do Colégio Franciscano Santo Inácio em Baependi – MG e professora no curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/ Unis em São Lourenço MG. É autora do instagram @dicadapedagoga e curte trocas ideias por ali!