–“O que acontece se eu friccionar dois gravetos por um longo período de tempo?”
Um dia, no processo de evolução de nossa espécie, alguém teve seus pensamentos rodeados por esta pergunta. A curiosidade característica de nossa espécie humana somada à liberdade de experimentar fez com que este nosso ancestral seguisse seus instintos e…: FOGO!!
Faça um breve exercício sobre esse fato que muito possivelmente aconteceu há alguns milhares de anos, quando a humanidade conheceu o fogo e seu poder. O quanto isso foi transformador para nossa evolução e ainda habita nossas vidas e nossos fogões.
Estamos a falar da soma tão rica de criatividade e possibilidade. Quando nos atrevemos a ousar em soluções inovadoras e somos autorizados e estimulados a seguir em nossas experiências, infinitas aprendizagens nos são agregadas, no acerto e no erro.
O QUE É EDUCAÇÃO CRIATIVA?
A educação criativa é, portanto, uma estratégia de ensino/aprendizagem que utiliza como ferramenta principal a criatividade do estudante para a solução dos desafios de forma inovadora.
Entretanto, vale dizer que não se trata de “vale tudo”, onde a “gambiarra” seja institucionalizada. A adoção deste modelo requer acompanhamento e as atividades devem ser dirigidas de forma que os temas propostos sejam aprofundados e elucidados. A partir dos aprofundamentos, a construção de novas formas de pensar.
A aplicação da educação criativa se divide, portanto, em três etapas distintas:– Escolha dos temas: encontrar temas instigantes, de forma que os estudantes se sintam estimulados na busca por soluções alternativas;
– Desenvolvimento dos projetos: formar um ambiente favorável ao desenvolvimento livre de ideias e experimentos, para as análises de aplicabilidade e funcionalidade;
– Testes: onde as teorias surgidas ganham espaço para sua aplicação prática e conhecimento de sua efetividade.
Desta forma é possível a construção de soluções que escapam ao óbvio, entregando autonomia e possibilidades múltiplas de exercício da criação com a utilização de situações cotidianas, sempre direcionadas a temas curriculares relevantes.
COMO APLICAR EDUCAÇÃO CRIATIVA NA ESCOLA?
A partir da compreensão estrutural da aprendizagem criativa, é importante deixar claro que não se trata de algo pontual, onde determinado professor de determinada matéria aplique eventualmente uma ou outra atividade nesta modalidade, ainda que seja absolutamente válido.
A aplicação deste modelo terá maior eficácia se for adotada por todo o corpo escolar, de forma organizada e planejada. Assim, o ambiente será tomado pelo senso de inovação, criação e experimentação, tanto para os estudantes como para o corpo docente, formando uma cultura própria.
E vai além. Quando a educação criativa se instala, os conteúdos deixam de ser um produto a ser meramente entregue aos estudantes mas ganham a força da construção conjunta das ideias novas somadas aos conhecimentos já trazidos previamente por eles em suas vivências anteriores, possibilitam que sejam contextualizados e analisados de forma histórica.
Não bastasse, os projetos podem ser desenvolvidos de forma interdisciplinar, ou seja, no mesmo projeto podem caminhar duas ou mais disciplinas em absoluta harmonia. Quando as possibilidades criativas são estimuladas, ampliam-se também os canais de comunicação entre as diversas áreas de aprendizagem.
Um excelente exemplo de introdução ao modelo e que vem ganhando muita adesão das escolas é a introdução da robótica nos currículos escolares. Em tempos de explosão tecnológica, promover a idealização e implementação de projetos desta natureza garantem um esforço criativo e permitem desenvolvimento, análise e experimentação de soluções.
Aos educadores a importante tarefa de compreender a estratégia, identificar e respeitar o nível de conhecimento para cada ciclo, de forma a adequar os níveis de aprofundamento, escolher e orientar sobre os temas escolhidos para lhes dar interesse e relevância e abrir espaço e escuta para as inovações apresentadas, dando vez aos experimentos para conhecer os erros e validar acertos.
POR QUE A EDUCAÇÃO CRIATIVA É IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES?
O quanto admiramos e respeitamos quando uma mente brilhante apresenta ao mundo uma solução inovadora e criativa para solução dos problemas e desafios de nosso cotidiano? O quanto nossa evolução está diretamente ligada e estes acontecimentos?
Quantos destes cérebros dotados de tanta capacidade estão sendo ofuscados por modelos de educação que não os consideram? Todas estas perguntas nos levam a refletir sobre a importância da adoção de um modelo que valorize, estimule e permita o desenvolvimento de ideias criadoras.
E sua importância não se resume aos ambientes escolares e acadêmicos. O universo corporativo tem buscado, cada vez mais, pelas cabeças pensantes e capazes de entregar resultados inovadores. O quanto mais nossas crianças forem livres para pensar de forma autônoma e crítica, muito mais estarão preparadas para os desafios dos novos tempos.
O crescimento individual de possibilidades também contribui no engrandecimento da sociedade como um todo, especialmente quando o conhecimento deixa de adquirir uma posição vertical onde o educador seja a única fonte, e adquire uma forma horizontalizada onde todos os conhecimentos são considerados.
Um encontro muito proveitoso entre conceitos teóricos, criatividade, possibilidades de experimentação e liberdade pode promover um modelo de aprendizagem único tanto na formação do indivíduo, de uma sociedade mais justa e democrática, como num mundo melhor e mais humano, onde nossa inteligência seja direcionada às melhores soluções para os desafios de nossos novos tempos.
Topa pensar sobre isso?